Título: Tremor de 1,7 mR sacode Porto do Mangue (RN) – 2 de junho de 2025

Data: 2 de junho de 2025
Local: Porto do Mangue, Rio Grande do Norte


Detalhes do evento

Na noite de segunda-feira, 2 de junho de 2025, às 21h21 UTC (18h21, horário de Brasília), o Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis/UFRN) registrou um tremor de terra no município de Porto do Mangue, RN. O evento apresentou magnitude preliminar de 1,7 mR labsis.ufrn.br.

Até o momento, não há relatos de moradores que tenham sentido o abalo labsis.ufrn.br.


Contexto geotectônico

Porto do Mangue situa-se na Bacia Potiguar, um rifte abortado (aulacógeno) originado durante a fragmentação do Gondwana no Mesozoico. A reativação de antigas falhas nessa região gera sismos intraplaca de baixa magnitude, como o registrado em 2 de junho sgb.gov.br.

Os tremores intraplaca no Nordeste ocorrem devido ao acúmulo de tensões na porção superior da crosta continental e são geralmente menos frequentes e destrutivos do que os sismos de borda de placa, mas são fundamentais para mapear zonas de fraqueza geológica comciencia.scielo.br.


Sequência sísmica recente

Esse evento sucede dois tremores naturais detectados em 1º de junho no município de Carnaubais (RN), sendo o segundo registrado às 09h53 UTC (06h53, horário de Brasília) e com magnitude de 1,5 mR labsis.ufrn.br.


Importância do monitoramento

O LabSis/UFRN mantém vigilância contínua da atividade sísmica no Rio Grande do Norte e em toda a região Nordeste, fornecendo dados essenciais para a elaboração de mapas de risco e para o entendimento dos processos tectônicos intraplaca em nosso país.


Tags:
#SismicidadeBrasil #TremorRN #LabSis #SismosNordeste #GeologiaIntraplaca

Fonte: LabSis/UFRN labsis.ufrn.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog